Calendario IPVA 2024

Defesa coloca em operação centro que vai coordenar uso de militares nas ações contra o coronavĂ­rus

Por Redação em 21/03/2020 às 16:09:15

Militares poderão ser usados em ações do governo federal, que vão desde controle de fronteiras até encaminhamento suspeitas de infecção. Imagem mostra momento em que policiais fecham a fronteira do Brasil com a Guiana, após determinação do governo federal

Polícia Militar/Divulgação

O Ministério da Defesa anunciou neste sĂĄbado (21) o início do funcionamento de um centro de operações que vai coordenar e planejar o emprego das Forças Armadas em ações do governo visando o combate à pandemia do novo coronavírus.

Em nota, o ministério informou também o início do funcionamento de dez comandos, espalhados pelas cinco regiões do país, e do Comando Aeroespacial.

"As Forças Armadas permanecerão em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessĂĄrios para apoiar as ações", informa a nota do Ministério da Defesa.

O documento lista ainda os tipos de ações em que os militares poderão ser empregados. Entre elas estão:

controle de passageiros e tripulantes em aeroportos, portos e terminais marítimos;

controle de fronteiras;

descontaminação de pessoas, ambientes e materiais em unidades especializadas em defesa química e biológica.

Ainda de acordo com o ministério, militares poderão ser usadas no apoio à triagem e no encaminhamento a hospitais de pessoas suspeitas de infecção pelo coronavírus.

Decisões anunciadas pelo governo federal nos últimos dias criaram a possibilidade de determinação de, por exemplo, isolamento e tratamento médico compulsório durante a situação de emergência devido à pandemia.

Governo autoriza detenção de quem descumprir regras de quarentena

O Ministério da Defesa informou ainda que o centro de operações poderĂĄ ser acionado no caso da necessidade de instalação de hospitais de campanha.

"Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha serĂĄ avaliado com especial cuidado", informa a nota.

Ainda de acordo com o ministério, os comandos conjuntos, nos estados, vão passar a avaliar pedidos de apoio em ações dos governos estaduais.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023