Calendario IPVA 2024

Ruas do Capivari ficam vazias após medidas de prevenção contra coronavírus em Campos do Jordão

Por Redação em 21/03/2020 às 16:09:30

Prefeitura decretou estado de emergência e determinou suspensão das atividades de hotéis, pousadas e restaurantes por 30 dias. Ruas do Capivari ficam vazias após medidas de prevenção contra coronavírus em Campos do Jordão

Arthur Costa/TV Vanguarda

As ruas do Capivari, ponto turístico de Campos Jordão (SP), ficaram vazias neste sábado (21) após a adoção de medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). A cidade é um dos principais destinos turísticos do estado.

Veja as principais notícias sobre o coronavírus no Vale e região bragantina

Na quinta-feira, a Prefeitura de Campos do Jordão decretou estado de emergência e determinou a suspensão do funcionamento de hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos por 30 dias. Apenas serviços essenciais devem seguir em atividade.

"Nós estamos atuando com medidas mais duras para intervir no convívio social e dessa maneira diminuir a curva de contaminação do vírus em Campo do Jordão. Essas medidas valem para os turistas e para os jordanenses também", afirmou o prefeito Fred Guidoni (PSDB).

Ruas do Capivari ficam vazias após medidas de prevenção contra coronavírus em Campos do Jordão

Arthur Costa/TV Vanguarda

Neste sábado, os restaurantes já estavam fechados e o cenário no Capivari, um dos pontos preferidos dos turistas na cidade, era de ruas vazias.

No caso do setor hoteleiro, a determinação é de que a suspensão ocorra a partir de segunda (23) e que as reservas previstas até o dia 19 de abril sejam remarcadas.

De acordo com o documento, apenas farmácias, supermercados, padarias e estabelecimentos voltados aos serviços essenciais - como distribuição de água e gás - podem permanecer abertos.

Os demais estabelecimentos, como restaurantes, devem ser fechados, com pena de cassação do alvará de funcionamento em caso de descumprimento.

A cidade não tem casos confirmados da doença, mas investiga a suspeita em 24 pacientes.

Ruas do Capivari ficam vazias após medidas de prevenção contra coronavírus em Campos do Jordão

Arthur Costa/TV Vanguarda

Festival de Inverno

Durante entrevista ao Link Vanguarda, da Rede Vanguarda, o prefeito Fred Guidoni afirmou ainda que o festival de inverno de Campos do Jordão teve sua data adiada. Todos os anos os festival leva milhares de turistas à cidade da Serra da Mantiqueira.

"O governo do estado de São Paulo já definiu que foi adiada a data de início do festival de inverno. Historicamente começa no mês de julho, nós já adiamos para 1°de agosto. Dependendo, obviamente, de como vai ficar a situação de crise. Acreditamos que essa crise deve estabilizar nos próximos meses e, com certeza, vamos conseguir executar 51° festival de inverno na cidade, recuperando a atividade econômica", disse.

Veja as determinações do decreto

Dispensa de licitação para compras para a prefeitura durante o período de emergência;

Suspensão de atividades religiosas;

Criação de turnos para escritórios e indústrias, evitando a aglomeração;

Suspensão de atendimento presencial em estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings, galerias;

Suspensão de atendimento em bares, lanchonetes, restaurantes e similares;

Suspensão do comércio ambulante;

Suspensão do funcionamento de casas noturnas e espaços de eventos;

Fechamento de bibliotecas, teatros e centros culturais;

Suspensão dos serviços de hospedagem.

Campos do Jordão decreta estado de emergência

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023