Em defesa de Emanuel, Bezerra diz que 'Valtenir faz política com fígado'

11/03/2019 - 19:46 hs

Gazeta Digital- Thalyta Amaral

Os ânimos andam exaltados dentro do diretório estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Isso porque o suplente de deputado federal Valtenir Pereira fez críticas públicas ao também colega de partido, prefeito Emanuel Pinheiro, e quer se lançar como candidato a prefeito nas eleições de 2020. No entanto, o presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, não gostou da atitude do parlamentar e afirmou que essa discussão deve ser interna e não para a mídia.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia na segunda-feira (11), Bezerra disse que Valtenir deve discutir a questão com o partido, que esse assunto é interno. “Essa prática do deputado é equivocada, porque as questões do partido têm que ser resolvidas internamente no partido. Não de forma pública. Esse é um erro grave que ele está cometendo”.

Apesar da crítica, o cacique do MDB em Mato Grosso também enumerou as qualidades do colega de partido. “É um bom companheiro, trabalhador, dinâmico, mas ele está fazendo política com o fígado. Não pode estar compilando isso na vida pública, se não vai para a guerra eternamente. A vida pública é cheia de problemas sem você procurar, imagina procurando?”

Sobre os comentários de que Emanuel Pinheiro já teria decidido sobre sua candidatura nas próximas eleições, Bezerra afirma que a situação ainda não está definida. “O próprio Emanuel Pinheiro não sabe se é candidato, ele tem dúvidas muito grandes, porque tem inclusive questionamentos internos na família sobre a candidatura dele, um questionamento duro, severo. Não sabe se vai estar viável, se vai ser candidato. Não é momento para discutir isso”.

Pinheiro teria reconhecido seus erros perante o partido e buscado solucionar os impasses. “Hoje ele está procurando alinhar isso com o partido. Há um grupo grande discutindo isso, fizemos um almoço. Ele está a fim de jogar junto com o partido. Nós estamos nessa fase de superação dessas divergências e de entendimento interno do partido. Por isso que a atitude do deputado Valtenir é precipitada, porque nós estamos querendo ciscar para dentro e ele está querendo ciscar para fora”.

Além de Valtenir, um nome que começou a ser cogitado nas conversas do partido para a prefeitura de Cuiabá e o da deputada estadual Janaína Riva. Porém, Bezerra garante que, ao contrário de Valtenir, Janaina só coloca seu nome à disposição no caso da desistência ou inviabilização da candidatura de Emanuel Pinheiro.

“Os nomes que nós temos aí, fora o dele [Emanuel], é o Valtenir e da Janaina, são dois nomes viáveis. Dois bons candidatos. Foi uma reunião muito democrática, aberta, uma discussão sincera. Não há compromisso fechado do partido com a candidatura do Emanuel Pinheiro, a não ser que ele queira ser candidato e que seja viável eleitoralmente”, explica o presidente do diretório estadual do MDB.