Uso de meios de transporte em SP deve reduzir em 70%, estima secretário

Por Redação em 23/03/2020 às 08:39:19

Com a quarentena imposta ao Estado de São Paulo a partir da terça-feira (24), a expectativa é que seja reduzida em 70% a circulação de pessoas utilizando o transporte na capital paulista. A estimativa foi feita pelo secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, durante entrevista ao Jornal da Manhã.

Segundo Baldy, já na semana passada, com a diminuição das aulas e o fechamento do comércio de produtos, houve a redução de 60% do número de passageiros transitando pelas estações.

Entretanto, mesmo com a diminuição dos circulantes, o metrô de São Paulo manteve a circulação de trens quase "em capacidade máxima" para também evitar a aglomeração nos trens.

"Nossa expectativa, com a paralisação do ensino e o início da quarentena nesta terça, é que possa chegar em cerca de 70% de redução. Para que assim a gente possa trabalhar na redução do aglomerado."

A decisão de fechar o comércio de produtos, promover a quarentena em todo o Estado de São Paulo e, ainda manter os meios de transporte funcionando foi definida pelo comitê de contingenciamento do coronavírus juntamente com a equipe de saúde do estado. A justificativa, de acordo com o secretário, é manter o sistema funcionando já que é um meio essencial, diferente do comércio de produtos.

"O transporte é o sistema que leva policiais, profissionais de saúde e todos que precisam do transporte como um meio essencial. Seja para procurar uma comunidade de saúde, para ir se vacinar ou para que possam chegar ao lugar de saúde. O transporte é essencial para quem precisa ir e voltar do trabalho."

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus em funcionários do grupo de risco, o metrô de São Paulo e a CPTM afastaram os trabalhadores com mais de 60 anos, cardíacos ou que tenham qualquer doença que possa colocá-los no grupo de risco.

Além do afastamento de alguns funcionários, o secretário afirma ainda que todos os trens do transporte paulista, que já passavam por uma higienização noturna, estão sendo limpos durante o dia. A medida vale tanto para o metrô quanto para a CPTM e visa minimizar a possibilidade de proliferação do vírus.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023