Prefeitura de São João del Rei decreta situação de emergência em saúde pública

Por Redação em 23/03/2020 às 09:39:21

Pelo documento estão suspensos o funcionamento de shopping centers, galerias, centros comerciais, academias de ginástica e outros serviços considerados não essenciais. Museu Regional de São João del Rei

João Victor Militani/Divulgação

Entrou em vigor nesta segunda-feira (23), em São João del Rei, o decreto de situação de emergência em saúde pública por causa do novo coronavírus.

Com a nova determinação, estabelecimentos considerados não essenciais à população estão suspensos por tempo indeterminado.

No dia 19 de março, o Executivo já havia anunciado medidas de enfrentamento, como suspensão das aulas na rede municipal, alterações no transporte e o cancelamento das celebrações da Semana Santa.

No novo documento, ficam suspensos por tempo indeterminado os eventos públicos e privados de qualquer natureza, atividades em feiras, inclusive feiras livres, funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, shopping centers, lojas em galerias e centros comerciais.

Também estão interrompidas as atividades em cinemas, clubes, academias de ginástica, boates e casas noturnas, salões de festa, teatros, museus, templos religiosos, auditórios, espaços particulares de festas, repúblicas, clínicas de estética, salões de beleza, bibliotecas e centros culturais.

Ainda conforme o decreto, estabelecimentos que tiverem logística e seguirem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) podem funcionar apenas realizando entregas à domicílio (delivery) e disponibilizar a entrega de alimentos prontos e embalados para consumo fora do estabelecimento.

A entrada de veículos de turismo está proibida na cidade, assim como o fretamento de ônibus particulares para viagens. Também fica proibido a aglomeração espontâneas de pessoas em vias públicas e em velórios.

Veja abaixo estabelecimentos e serviços que permanecem funcionando

Farmácia e drogarias;

Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quintadas e centros de abastecimento de alimentos;

Lojas de conveniência;

Lojas de venda de alimentação para animais;

Distribuidoras de gás;

Loja de venda de água mineral;

Padarias;

Postos de combustível;

Oficinas mecânicas;

Agências bancárias e similares;

Indústrias.

Para funcionarem, os estabelecimentos devem adotar as medidas de prevenção necessárias, como manter os ambientes em ventilação adequada, higienização de toda estrutura física, disponibilização do álcool gel 70% para os usuários, distância mínima de dois metros entre clientes e atendentes, revezamento de funcionários e controle do fluxo de clientes.

Os serviços considerados essenciais pela Prefeitura continuam funcionando.

Veja quais são:

Tratamento e abastecimento de água;

Assistência médico-hospitalar;

Funerárias;

Coleta, transporte, tratamento e disposição de resíduos sólidos;

Processamento de dados;

Segurança privada;

Serviços bancários ;

Imprensa.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023