Calendario IPVA 2024

Rosa Weber: debate sobre adiamento de eleições é precoce

Por Redação em 23/03/2020 às 22:44:24

Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que a discussão sobre o adiamento das eleições municipais de outubro é "precoce". Em nota enviada à imprensa, ela se manifestou pela primeira vez após políticos defenderam a mudança de data do pleito devido à pandemia de coronavírus.

A ministra lembrou que na semana passada, o plenário do TSE rejeitou o pedido de adiamento dos procedimentos preparatórios das eleições. Ela disse, porém, que "a evolução diária do quadro fático está a exigir permanente reavaliação das providências".

"Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional", afirmou.

No último fim de semana, a hipótese foi levantada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, que comanda a pasta da Saúde, para evitar medidas eleitoreiras de combate ao covid-19. Outros políticos também se manifestaram a favor do adiamento, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que não é o momento para discutir o assunto.

* Com Agência Brasil

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023