Calendario IPVA 2024

MPT solicita ao governo medidas de proteção para trabalhadores de serviços essenciais em Teresina

Por Redação em 24/03/2020 às 19:54:35

A solicitação também pede que seja garantida a diminuição do fluxo de pessoas nesses locais. Ministério Público do Trabalho

Ascom

O Ministério Público do Trabalho informou que, na segunda-feira (23), foi enviado um ofício ao Governador Wellington Dias para que o governo tome medidas que possam assegurar a proteção dos trabalhadores que estão garantindo o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados, drogarias e farmácias e similares. A solicitação também pede que seja garantida a diminuição do fluxo de pessoas nesses locais.

Coronavírus no Piauí: o que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas

Veja os serviços afetados pelo coronavírus no Piauí

Até o momento, o estado possui oito casos confirmados da Covid-19, 148 suspeitos e 115 descartados. Segundo o MPT, no ofício solicita que seja determinado que o funcionamento de mercados, supermercados, farmácias, drogarias e similares deverá observar o controle de acesso a uma pessoa por família, de preferência fora do grupo de risco, sempre que possível, limitar o número de clientes a uma pessoa a cada cinco metros quadrados.

Outa recomendação é que no estabelecimento sejam colocadas divisórias físicas que reduzam o contato dos trabalhadores operadores de caixas e atendentes com o público em geral durante os atendimentos realizados.

"Desde o início da pandemia, o Ministério Público do Trabalho está tentando articular com as autoridades municipais e estaduais, bem como com os sindicatos patronais e de empregados, visando a adoção de medidas rápidas como exige uma situação dessa natureza", informou a procuradora-chefe Maria Elena Rêgo.

Outro pedido do MPT é que sejam afastados trabalhadores dos grupos de risco, como maiores de 60 anos, gestantes e pessoas portadoras de alguma doença.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença

Infografia/G1

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023