Calendario IPVA 2024

25 de março, quarta-feira

Por Redação em 25/03/2020 às 03:57:18

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Bolsonaro contraria todas as orientações de especialistas e pede fim do isolamento social contra o coronavírus. A repercussão foi imediata e péssima. Enquanto isso, a Covid-19 avança e Amazonas confirma a 47ª morte no Brasil, a primeira fora do Sudeste. E o Ministério da Saúde diz que o Brasil precisa ter até 7 vezes mais exames para enfrentar o pico da epidemia.

Bolsonaro em rede nacional

Bolsonaro contraria especialistas e autoridades e pede fim do "confinamento em massa"

Na contramão de especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro, Jair Bolsonaro criticou o pedido de isolamento e distanciamento social, em pronunciamento em rede nacional de televisão. O presidente culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de "pavor". E disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma "gripezinha".

Repercussão ruim

Sociedade civil e autoridades criticam pronunciamento de Bolsonaro

O Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento. Mas a fala de Bolsonaro repercutiu negativemente. O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a fala na TV foi "grave" e que o país precisa de uma "liderança séria". O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o pronunciamento foi "equivocado" e que os brasileiros precisam seguir as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Parlamentares e governadores disseram que Bolsonaro é 'irresponsável' e confunde população. Leia mais.

Cidades brasileiras registram panelaços contra Bolsonaro pelo oitavo dia seguido

Amazonas

Secretaria de Saúde do Amazonas confirma 1ª morte no estado por coronavírus

O Amazonas teve o primeiro registro de morte por coronavírus confirmado ontem, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A vítima - a primeira fora do Sudeste - é um dos pacientes do município de Parintins, distante 369 km de Manaus e tinha 49 anos. O número de casos confirmados no Estado era de 47 , após o último balanço divulgado pelo Governo.

Pico da epidemia

Número de mortos pelo coronavírus no Brasil sobe para 46

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que o Brasil precisa aumentar a capacidade de testagem diária dos atuais 6,7 mil testes para até 50 mil para "enfrentar o pico da epidemia". Para alcançar os números, a capacidade precisa ser ampliada em pouco mais de 7 vezes.

VÍDEOS: incubação, sintomas e mais perguntas e respostas

BOATOS: o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

GRUPOS VULNERÁVEIS: veja quais grupos têm mais complicações

SINTOMAS: febre, tosse e dificuldade de respirar, entenda em detalhes

MAPA mostra as cidades com infectados e o avanço dos casos

O Assunto

O impacto da Covid-19 na economia está dado: recessão. Mas qual o tamanho dela? As ações anunciadas pelo governo têm capacidade de amortecer os impactos da pandemia? Para mais um debate, Renata Lo Prete recebe os economistas José Alexandre Scheinkman, brasileiro na Universidade de Columbia (EUA), e Alexandre Schwartsman, ex-diretor para Assuntos Internacionais do Banco Central. Ouça:

Com impacto do coronavírus, Brasil deve voltar a ter recessão neste ano

Favelas no Rio

Bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com os mais caros metros quadrados do Rio acumulam mais da metade dos registros de coronavírus. Mas é a chegada do vírus nas favelas que mais preocupa autoridades e especialistas. O medo é de explosão de Covid019.

Quarentena / isolamento

Avenida Paulista, em São Paulo

Marcelo Brandt / G1

QUIZ: Qual é o seu estilo nos tempos de quarentena? Responda perguntas e descubra quem é você durante o isolamento por causa do coronavírus. Astronautas dão dicas para enfrentar isolamento social e a era das lives: shows à distância indicam a cara da música pop durante a quarentena.

Isolamento social pode trazer medo e frustrações, mas é possível criar ferramentas para superação

Yoga na quarentena: relaxe e mentalize coisas boas com a ajuda do G1

Estados Unidos

Mensagem aos Cidadãos Americanos

Reprodução / Embaixada dos EUA no Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil postou um aviso para que todos os norte-americanos que estão ou vivem no território brasileiro voltem ao EUA o mais rápido possível. Os EUA já haviam solicitado aos seus cidadãos no exterior que voltassem ao país por causa da pandemia por coronavírus. Ontem, a embaixada mostrou as opções de voos disponível do Brasil para os EUA.

Curtas e Rápidas:

Blog do Altieres Rohr: Hackers trocam configurações de internet em roteadores para divulgar site falso sobre o novo coronavírus

Sambistas da Velha Guarda do samba de SP fazem campanha para que idosos fiquem em casa

Em meio à crise do coronavírus, brasileiros retidos na Arábia Saudita não têm previsão de retorno

RJ: Secretaria muda estratégia de vacinação contra a gripe

Rio, São Paulo, NY: FOTOS mostram cidades desertas pelo mundo

Previsão do tempo

Saiba como fica o tempo na quarta-feira (25)

Hoje é dia de...

Dia Nacional da Comunidade Árabe

Dia Nacional do Oficial de Justiça

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023