Redução de voos domésticos em Viracopos atinge 53% com avanço do coronavírus

Por Redação em 25/03/2020 às 19:01:19

Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, na segunda-feira, previsão era de 280 operações, mas apenas 131 foram realizadas. Aeroporto Internacional Viracopos espera receber 141 mil passageiros neste feriado

Ricardo Lima

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou redução de 53% nos voos domésticos, de acordo com dados da concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura. A queda no fluxo de passageiros ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus e do decreto de quarentena decretado no Estado de São Paulo, com a recomendação de isolamento social e o apelo para que as pessoas permaneçam em casa.

Segundo a concessionária, na segunda-feira (23), estavam previstas 280 movimentações de aeronaves domésticas no terminal, mas apenas 131 delas foram realizadas. Já no domingo (22), a diminuição foi de 66%. Confira no gráfico abaixo todos os números de fluxo de voos no aeroporto desde o dia 15 de março.

Coronavírus: veja perguntas e respostas

Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

A concessionária informou que não se trata de um cancelamento de rotas e garantiu que as frequências voltarão ao normal quando a movimentação de passageiros no terminal for normalizada.

Voos internacionais

Nas movimentações internacionais, a queda de voos foi ainda maior. Na segunda-feira, a previsão era de 12 operações. No entanto, apenas cinco aeronaves passaram pelo terminal, o que equivale a uma diminuição de 58%.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença

Foto: Infografia/G1

Initial plugin text

O fluxo de carga também foi afetado. Também na segunda, a concessionária esperava 12 aviões de exportações e importações no aeroporto, mas apenas 7 operações foram concluídas.

Ações contra o Covid-19

A Aeroportos Brasil Viracopos informa que intensificou os procedimentos de limpeza e desinfecção no terminal, "especialmente nos sanitários, elevadores, escadas e esteiras rolantes".

"Além disso, a concessionária está veiculando, no terminal de passageiros, avisos sonoros em inglês, português e espanhol sobre sinais, sintomas e cuidados básicos", diz, em nota.

A empresa que administra o terminal em Campinas divulgou uma série de orientações aos colaboradores e terceirizados que têm contato com passageiros e outros agentes que atuam no terminal. São elas:

Se não houver relato de caso suspeito, utilizar máscara cirúrgica e luvas;

Se houver relato de presença de caso suspeito, utilizar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas;

Em caso suspeito, a Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança da concessionária deverá ser acionada imediatamente.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença

Foto: Infografia/G1

Initial plugin text

Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023