Calendario IPVA 2024

Hospitais privados de Fortaleza devem apresentar planos emergenciais de atendimento a casos de coronavírus

Por Redação em 21/03/2020 às 10:07:18

MPCE cobrou providências em até 48 horas. Unidades de saúde devem fornecer planos de contingenciamento e informar fluxo de pacientes ao Ministério Público Estadual. Hospitais particulares de Fortaleza precisam adotar providências emergenciais, segundo o MPCE.

Cláudio Reis/FramePhoto/Estadão Conteúdo

O Ministério Público do Ceará (MPCE) expediu uma recomendação nesta sexta-feira (20) para que hospitais privados de Fortaleza adotem providências necessárias para garantir o atendimento de usuários do sistema de saúde suplementar diante do aumento dos casos de coronavírus. O órgão leva em conta o cenário de contaminação e possível sobrecarga da rede de saúde. As instituições devem apresentar o que será feito em até 48 horas, após o recebimento da recomendação.

O Ceará registra 68 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado na noite de sexta.

Os pedidos da 137ª Promotoria de Justiça, de Defesa da Saúde Pública, e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) se fundamentam no decreto do Governo do Estado sobre a situação de emergência em saúde no Ceará, que recomenda o fechamento de estabelecimentos e o isolamento social.

As cobranças do MPCE incluem os seguintes pontos:

Apresentação de planos de contingenciamento e dos protocolos relativos aos pacientes suspeitos e infectados;

Informe do estoque de equipamentos de proteção individual (EPI);

Confirmação de treinamento com todos os profissionais envolvidos;

Fluxo e tempo de atendimento dos pacientes suspeitos de coronavírus.

O documento do MPCE é destinado especialmente aos estabelecimentos: Hospital Antônio Prudente, Hospital Unimed, Hospital OTOclínica, Hospital São Camilo, Hospital São Carlos, Hospital Monte Klinikum, Gastroclínica, Hospital Batista, Hospital Uniclinic, Hospital Genêsis e Hospital São Mateus.

As unidades de saúde ainda não se pronunciaram a respeito da recomendação do MPCE.

Pessoal administrativo

As unidades também deverão informar quantos leitos, incluindo Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), serão destinados a pacientes com a covid-19 e se há plano para o agravamento da crise; e para que laboratórios serão enviados os exames suspeitos para análise.

Os hospitais devem adotar ainda providências para ampliar o pessoal administrativo, a fim de fornecer dados epidemiológicos com agilidade para as autoridades sanitárias; bem como para garantir a separação dos pacientes da emergência dos casos suspeitos de coronavírus.

Casos de coronavírus

Ceará confirma 68 casos de coronavírus

As cidades com pessoas infectadas são: Aquiraz (1), Fortaleza (63), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1), Sobral (1), além do diagnóstico no Ceará de infecção em um residente de São Paulo.

A Secretaria da Saúde não apontou nesta sexta-feira o número de casos suspeitos e descartados, além de passar a divulgar um boletim menos detalhado.

O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social.

"Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) que o Brasil tem 904 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. O balanço, que compilava dados de até 16h, somava 11 mortes no país. Pelo levantamento do G1, o Ceará é o 4º estado do país com maior número de casos.

Ciclo do coronavírus

Foto: Arte/G1

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023