Calendario IPVA 2024

"Nunca vi doença tão brava", diz vó de 108 anos que gravou vídeo para orientar idosos sobre quarentena; Assista

Por Redação em 25/03/2020 às 05:57:23

Maria Antônia Vaz sabe da importância da prevenção e quis postar a filmagem nas redes sociais dela para falar sobre a Covid-19, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. A vó Antônia quis gravar um vídeo de orientação para postar nas redes sociais dela

Ao olhar pela janela de casa, Maria Antônia Vaz, de 108 anos, lembra-se de quando podia sair para encontrar as amigas. Por causa do novo coronavírus, a vovó de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, está em quarentena.

"Eu nunca vi uma doença tão brava, tá muito perigoso sair. Tem que se trancar em casa e trancar os velhos para não ir à rua."

A vó Antônia, como é mais conhecida, quis gravar um vídeo para postar nas redes sociais dela e orientar os idosos sobre as medidas para prevenir a Covid-19. Assista acima.

"Sobram idosos teimosos, eles acham que são mais que a gente. Não tem ideia do perigo da morte", explicou.

Segundo a idosa, nos seus 108 anos de vida, nunca viu uma doença tão 'brava'

Arquivo pessoal

Veja quais grupos são mais vulneráveis ao coronavírus e por quê

Confira os serviços afetados pelo coronavírus no Paraná

Casos pelo Brasil: confira mapa das cidades com pessoas infectadas

Sentindo-se à vontade diante da câmera, ela também gravou um vídeo a pedido do G1 e falou sobre a importância dos idosos obedecerem aos mais novos, porque são mais "fracos" em relação à imunidade. Veja abaixo.

Vó Antônia, de 108 anos, dá orientações para os idosos se cuidarem

Nascida no dia 5 de dezembro de 1912, a vó contou que o atual momento é sério e exigiu mudanças.

"Eu conversava um monte com as minhas companheiras. Agora eu sinto uma grande falta disso. Mas sei que não posso sair e nem receber visita. Precisamos nos prevenir," disse.

De acordo coma neta Claudia Natalina de Oliveira, a avó sempre presta atenção nos noticiários e é cuidadosa com a saúde.

"A vó perdeu um filho por causa da febre tifoide, quando ele tinha 4 anos. Ela sentiu na pele como é perder alguém que ama por causa da saúde. Então crescemos ouvindo que a gente precisa se cuidar", revelou.

Vó Antônia diz que sente falta de quando podia sair de casa, mas sabe da importância do isolamento, em Pato Branco

Arquivo pessoal

Cuide de quem você ama

Segundo a neta, a vó mora com outras cinco pessoas na mesma casa e, por isso, todos têm tomado cuidado redobrado para prevenir o novo coronavírus.

"Tem três de nós que estão saindo para trabalhar. A gente tá tomando todas as medidas, tomando banho assim que chega em casa, cuidando com o contato, fazendo tudo, principalmente por causa dela", explicou Claudia.

A família contou que a vó foi a primeira da cidade a tomar a vacina contra influenza na segunda-feira (23), às 6h40. A aplicação foi feita dentro do carro, para evitar a ida da idosa a uma unidade de saúde.

"É muito perigoso o coronavírus. É um bichinho invisível que vem e infecta a gente. Se não cuidar, a gente vai direto para o cemitério", explicou a avó.

Cuidadosa, a vó usa sem álcool em gel para prevenir o coronavírus, em Pato Branco

Arquivo pessoal

Sem abraços, mas com carinho

Com as novas medidas adotadas pela a família, não é mais permitido abraçar e beijar a vó Antônia, que diz adorar o contato humano.

Mesmo assim, segundo a neta, a relação entre eles não esfriou e, para isso ser possível, a tecnologia tem sido uma aliada.

"A gente conversa pelo celular. Aí ela atende de lá e eu falo daqui. É muito bom a gente conversar! É porque abraço não pode mais, só de longe", contou a avó.

Para a neta o momento é de tensão, sem saber o que ainda vai acontecer. Por isso, eles explicam que todo o cuidado é essencial com a vovó centenária.

"A gente acredita que o pior ainda tá por vir, então esse é o momento de cuidar bem dela. Ela mesmo fala: "quando você era pequena eu te cuidava, agora você cuida de mim e eu te obedeço"", disse Claudia.

Sempre ativa e com muita disposição, a vó Antônia disse que está sendo difícil ficar em casa, mas que entende porque deve fazer a parte dela.

"Se a gente tá se prevenindo em casa, Deus tá cuidando de nós."

Novo coronavírus no Paraná

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até a tarde de terça-feira (24), o Paraná tinha 70 casos confirmados do novo coronavírus.

A cidade de Pato Branco, onde a vó Antônia mora, conta com um caso positivo, conforme o boletim divulgado.

A Sesa informou ainda que dos 70 casos confirmados no estado, 12 deles são de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Initial plugin text

Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023